sexta-feira, 6 de novembro de 2009
Jean Willys comenta o ocorrido com Claudia Leitte
Depois de entrar em contato com o Blog de Marron, o jornalista Jean Willys (foto) enviou um artigo sobre a polêmica envolvendo a cantora Claudia Leitte e o repórter e colunista Alex Lopes, que publicamos na integra:
'Não sou amigo de Cláudia Leitte e confesso que curto apenas algumas de suas músicas. Mas, não posso deixar de ressaltar a maturidade do pensamento dela em relação à função de um jornalista de verdade quando se dirigiu a um 'repórter' do baixíssimo clero do jornalismo durante uma coletiva. Cláudia, defendendo-se dos ataques que o tal 'repórter' fez à sua reputação, disse que um jornalista de verdade, na relação com qualquer artista, deve se limitar aos fatos ligados ao trabalho do artista ou, no máximo, às suas declarações públicas.
Ela está certíssima. 'Jornalistas' que se ocupam da vida privada de artistas, principalmente aqueles que o fazem com intenções maldosas, maculam e desvirtuam os princípios do chamado jornalismo cultural. Por mais popular que Cláudia Leitte seja - e até mesmo por isso - ela merece respeito por parte dos profissionais e órgãos de comunicação aos quais se dirige, afinal, se, por um lado, os meios de comunicação propagam a arte de Cláudia Leitte, por outro, a cantora dá, com seu carisma, audiência e leitores a programas de tevê, jornais e sites.
Ainda que os episódio aos quais o 'repórter' se refere sejam verdadeiros - coisa que duvido - eles não podem ser arrolados na avaliação do trabalho artístico de Cláudia. Qualquer jornalista sério e ético sabe disso. É legítimo que uma cantora conduza sua carreira no sentido de se tornar popular, mesmo que, para tal, ela precise fazer concessões. Ninguém pode atacá-la nem mesmo por isso. Lamento profundamente ela ter dado atenção especial ao tal repórter, pois, ela é Cláudia Leitte, artista admirada em todo Brasil. Já ele...
Jean Wyllys
jornalista, escritor, colunista do Correio da Bahia e professor de Estudos Culturais e Teorias da Comunicação da Escola Superior de Propaganda e Marketing e da Universidade Veiga de Almeida
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário